quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Abraão, o amigo de Deus

Olá amadas e amados!
A paz do Senhor!
Hoje vou compartilhar com vocês um assunto muito legal e edificante para ser ministrado para as crianças.
Então domingo passado eu falei com as crianças sobre amizade de Abraão com Deus, Claro que falaremos sobre  FÉ e OBEDIÊNCIA.


Para começar a aula eu gosto de conversar  um pouco com as crianças, falar o meu nome, da boas-vindas aos  visitantes, perguntar como foi a semana de cada um... Isso faz com que as crianças tenha liberdade de conversar comigo. (EU AMO)

Apresentados, tudo certo para um momento super legal e importante.
Sempre gosto de perguntar as crianças quem gosta de Deus?! Quem gosta de conversar com ele?!... Então convido elas para o momento de oração.

Muito legal é gostoso falar com Deus, então o terceiro passo é o momento do louvar a Deus.
Como eu iria falar sobre amizade de Abraão com Deus, então fiz uma pesquisa de música que aborda o tema como Deus é bom, quero está perto dele (Para reforçar o assunto sobre ser amigo de DEUS e é claro exaltar e engradecer o nome do SENHOR).
Então foram essas músicas:
Deus é bom pra mim link da música
Perto de Deus eu quero andar. link da música (é um vídeo com várias músicas e eu escolhi essa)
Deus é bom pra mim. Aleluia link da música 
(é um vídeo com várias músicas e eu escolhi essa)

Quarto passo é falar, ler e explicar sobre o tema.
Textos usados: Gn 12:1 e 2, Gn 12:4 ao 9, Gn 13:14 ao 17, Gn 17:1 ao 8, Gn 18: 9 ao 12, Gn 21:1 ao 8, Gn 22:1 ao 18, Gn 25:7 e 8. (Eu li e separei esses, sinta na liberdade para alterar).
Bom como a maioria sabia ler eu preferir ler os trechos da bíblia sugeridos. Algo muito bom pois as crianças conhecia a história através de desenhos, histórias bíblicas. Quando comecei a ler eles acompanharam, algo muito legal foi que eles não conhecia alguns trechos como por exemplo que Abraão chamava Abrão... 
Gostei de ter feito isso, além de estimular as crianças a lerem a bíblia.
Foi super legal pois eu coloquei bastante expectativa como por exemplo: a história não acaba por ai... nossa crianças olha o que acabou de acontecer.
Eles amaram.
OBS: Tente ler mais não muito robô, da uma pausa mostra imagens as crianças, faz perguntas, tire dúvidas. ler como se estivesse lendo uma história de Chapeuzinho velho rsrsrs.... Deixe Deus guiar.

Mostrei um mapa falando sobre a terra que Abraãomorava UR  até a terra prometida CANAÃ
Mostrei uma imagem de Abraão no momento que iria sacrificar Isaque

Assim a leitura ficou legal.
Amadas  e amados sem sobra de dúvidas, fazer a leitura e reflexão com as crianças é muito bom.
Pois nem precisei falar elas mesmo no decorrer entenderam o porque Abraão foi um homem de FÉ e OBEDIENTE.
O ponto que as crianças mais citaram foi a OBEDIÊNCIA.
Eles citaram a obediência de Abraão ao ter  sair da sua casa do seu conforto para ir para um outro lugar, a CONFIANÇA que ele teve em Deus.
A FÈ também foi citada ( as crianças ficaram analisando como ele teve fé).
Novamente ele OBEDECE e pega seu filho e levar para sacrifica-lo por amor a Deus.
Não tem como as crianças e nos adultos não sermos transformados com essa história.
Foi benção pura.
APLICAÇÕES: 1- Abraão obedeceu a Deus e saiu da sua casa para ir para terra prometida, Temos que obedecer a Deus.
2-Deus chamou Abraão de amigo. Temos que ser amigos de Deus.
3-Abraão confiou em Deus em suas vagens e mudanças. Temos que confiar e Deus, ele está conosco em casa, na escola, na igreja...
4-Abraão é conhecido como homem de muita fé. Temos que ter fé e confiar em Deus como Abraão.

Mais não termina por ai, como eu sou animada demais feito criança rsrsrs... escolhi uma música que é  super animada e que explica muito bem sobre OBEDECER, assim como Abraão obedeceu a Deus por amor a Deus. Eu escolhi a música que fala que é mais que importante é prova de amor. OBEDECER- DIANTE DO TRONO Link da música. (tenta fica parado nessa música. AMEI).

DINÂMICA: Caixa OBEDECER
Matérias necessário: Caixa de sapato (Encapa a caixa e na tampa coloca um papel escrito OBEDECER).
Bom Bom ou Bis  (eu usei BIS)
No lado de dentro da caixa vocês colará um Bom Bom ou o Bis e cole um papel com a seguinte ordem COMA O CHOCOLATE.
a caixa tem que parecer  que não tem nada. (cole bem direito o bom, balance a caixa antes e analisa).
depois passe na mão de cada criança e pergunte o que ela achm  que tem na caixa.
A maioria vai falar que não tem nada.
Então faz suspense e fala que dentro da caixa tem uma ordem a ser comprida, e que quem pega tem que obedecer, nessa hora muitos decide querer abrir a caixa.
Então faça mais suspense, reforçe falando novamente que dentro da caixa tem uma ordem que abri-lá  não pode desiste tem que Obedecer. Então eles vão ficar com um punga atrás da orelha rsrsrs...
Então ache a melhor maneira de escolher  da melhor uma criança para abrir a caixa OBEDECER.
Quando a criança abrir a caixa vai vê a ordem, e é  claro que ela irá comer rsrsrs...
Faça um reflexão comparando a caixa com a ordem que  Abraão recebeu de Deus, mesmo sem saber o que tinha no caminho (dentro da caixa) ele confiou e obedeceu a Deus (como a criança fez) , e por ele confiar e obedecer a Deus ele teve recompensas que foi aliança e amizade de Deus que é doce  como o Bis... (elabore como melhor acha, use a criatividade).



ATIVIDADE (PODE SER FEITA NA PRÓPRIA IGREJA OU ELES PODEM LEVAR PARA CASA) Escolha a atividade de sua  preferência.
Eu usei a do livro, onde as crianças tinha que encontrar os 6 erros. 
Versículo para decorar no coração: ''Foi pela FÈ que Abraão, ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu.'' HEBREUS 11:8A (veja a melhor maneira para passar, eu colei em um papel cartão e falei várias vez através de gestos para melhor fixação rsrrs...).

Depois com tanto aprendizado assim nada melhor que agradecer a Deus.
ORAÇÃO FINAL:


É isso ai amadas e amados espero ter ajudado.
Eu amo o que eu faço e sou grata a DEUS todos os dias.
Ore pelo seu ministério, ore pelas crianças da sua igreja, do BRASIL do MUNDO.
IDE pregai o evangelho a todas as crianças.
CRIANÇAS PARA O REINO DE DEUS.


DEUS ABENÇOE E TE FORTALEZA!
BEIJOS TIA ANNE


Nenhum comentário:

Postar um comentário